O PROJECTO

O objetivo deste projecto foi responder às necessidades de formação de profissionais da área das dependências em toda a UE. Para tal, os parceiros do projecto desenvolveram a primeira plataforma de e-learning aberta e multilíngue para profissionais da área das dependências em:

  • Prevenção, intervenção e tratamento de dependências comportamentais;

  • Prevenção, intervenção e tratamento de dependências em jovens;

  • A perspectiva de gênero na prevenção, intervenção e tratamento das dependências;

  • Normas europeias de qualidade para a prevenção de adicções.


ACTIVIDADES

Durante os dois anos de duração do projecto, de novembro de 2019 a outubro de 2021, os parceiros do projecto: 

  • participaram em reuniões presenciais e online para planear, coordenar e avaliar as tarefas e actividades do projecto; 

  • desenvolveram a primeira versão da plataforma de e-learning e testaram-na com profissionais da área das dependências de seis países;

  • melhoraram a plataforma de e-learning com base no feedback de quem realizou os testes;

  • traduziram e publicaram a plataforma de e-learning em sete línguas: inglês, espanhol, esloveno, português, francês, romeno e checo.


PROGRAMA ERASMUS+

O Erasmus+ é o programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto.

Dispõe de um orçamento estimado de 26,2 mil milhões de euros. Este montante é quase o dobro do financiamento do programa anterior (2014-2020).

O programa 2021-2027 coloca uma forte tónica na inclusão social, nas transições ecológica e digital e na promoção da participação dos jovens na vida democrática.

Apoia as prioridades e actividades estabelecidas no Espaço Europeu da Educação, no Plano de Acção para a Educação Digital e na Agenda de Competências para a Europa. O programa também

  • apoia o Pilar Europeu dos Direitos Sociais

  • executa a Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027

  • desenvolve a dimensão europeia do desporto.

Mais informação disponível em:

https://erasmus-plus.ec.europa.eu/pt


A PARCERIA


UNAD - União de Associações e Instituições de Atenção ao Dependente de Drogas (Espanha)

UNAD é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que intercede no campo das dependências com e sem substância e nos problemas que delas decorrem. Reúne 231 entidades que compartilham um modelo comum abrangente e integrador com foco no indivíduo e abordando a perspectiva de género.

UTRIP - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento “Utrip” (Eslovênia)

UTRIP é um instituto de investigação não governamental, sem fins lucrativos, com ampla experiência na área de prevenção e tratamento de dependências. A área core é a investigação, desenvolvimento, implementação, monitorização e avaliação de projetos e programas nas áreas de comportamentos de risco para jovens, prevenção de dependências, promoção da saúde e estilos de vida saudável.

RHRN - Rede Romena de Redução de Danos (Romênia)

RHRN foi fundada em 2006 como uma rede de organizações que trabalham na área de redução de danos devido ao abuso de substâncias. O objectivo da RHRN é fornecer informações sobre desintoxicação, substituição e ajuda psiquiátrica, bem como apoio à testagem de doenças infecciosas e outros serviços de redução de danos para populações vulneráveis ​​e em risco.

DIANOVA - Dianova Portugal (Portugal)

DIANOVA está estabelecida em Portugal desde 1984. É uma ONG para o Desenvolvimento, entidade de utilidade pública reconhecida, especializada na prevenção e tratamento de dependências, promoção da saúde, reinserção profissional, formação e inclusão social.

SANANIM Z.U. (República Checa)

SANANIM é uma organização não governamental que presta serviços a pessoas com problemas de dependência. Oferece atendimento profissional a dependentes químicos por meio de uma rede de projectos e programas de prevenção, atenção, tratamento e reabilitação social.

FEDITO BXL - Federação de Instituições para Dependentes de Drogas de Bruxelas (Bélgica)

FEDITO é composta por 27 organizações membros que trabalham activamente na conscientização, prevenção, redução de danos, cuidado e apoio relacionados ao consumo de substâncias psicoactivas e dependências. A FEDITO também se diferencia pela diversidade das suas valências, que vão desde serviços em regime ambulatório, capacitação e orientação de profissionais, entre outros.